Tipos de Carpas – Criação, produção e comércio

Conhecendo os tipos de Carpas

Entre os tipos de Carpas a mais conhecida e comum recebe o nome de (Cyprinus carpio) é nativa da Ásia e da Europa Oriental. Embora haja indícios de que os romanos consumiam e mantinham reservas de carpas, só na Idade Média a carpa começou a ser criada em massas de água na Europa. A carpa era com frequência associada aos mosteiros, dado, nos dias de jejum, se consumir peixe em vez de carne.

A carpa é uma espécie domesticada que se adaptou a sistemas de cultura. Esta espécie apresenta uma grande tolerância tanto no que respeita à temperatura como à qualidade da água. É capaz de viver em todos os tipos de águas com correntes lentas ou paradas e também em lagos. As carpas são omnívoras, alimentando-se, principalmente, de zooplâncton e zoobentos, por exemplo, resíduos e partes de plantas aquáticas. A forma original de carpa é denominada «carpa comum» e apresenta escamas grandes e uniformemente distribuídas. Entre as estirpes domesticadas de carpa contam-se peixes com poucas escamas que se apresentam irregularmente distribuídas

Criação e cuidado dos Peixes

A reprodução da carpa é feita geralmente em incubadoras. Após saírem dos ovos, as larvas são transferidas para pequenos tanques com pouca profundidade ou lagunas de alevinagem com água rica em plâncton. Numa primeira fase, a produção natural de plâncton, vegetação e invertebrados bênticos da laguna é suficiente para alimentar os juvenis de carpa. No entanto, mais tarde os juvenis recebem com frequência alimentos suplementares, como cereais triturados ou misturas de vários alimentos. No outono, a laguna é limpa e as carpas são transferidas para uma laguna mais profunda para hibernarem ou permanecem na laguna original até à primavera.

Durante os meses mais frios, as carpas entram num período de atividade reduzida em que pouco ou nada se alimentam. Na primavera seguinte, as carpas são transferidas para lagunas onde passam o verão e que são utilizadas para peixes até dois anos de idade. Na primavera do seu terceiro ano, são transferidas para grandes tanques de engorda (para comercialização).

Tipos de Carpa

Vivem do ecossistema embora lhes seja frequentemente administrado um complemento alimentar sob a forma de cereais. As carpas são normalmente capturadas no outono (antes de a água gelar). Em função do seu tamanho, são selecionadas para reprodução ou comercialização. Dado que, na sua maior parte, são vendidas imediatamente antes do Natal, as carpas permanecem durante várias semanas em água doce limpa antes de serem comercializadas, o que contribui para melhorar o seu sabor. Contudo, as carpas são, com cada vez maior frequência, capturadas noutras épocas do ano, quer para consumo direto, quer para repovoamento de águas para a prática da pesca à linha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *